"Nossa gestão vai reforçar a eficiência e economia de recursos. Sabemos das dificuldades que a sociedade enfrenta e o Parlamento continuará fazendo sua parte para a superação dessas dificuldades."
Aldo Schneider

Notícias

Alesc recebe visita do presidente do governo da região autônoma dos Açores

Deputado Aldo Schneider recepcionou Presidente Vasco Cordeiro na última quarta-feira na ALESC
Data de inclusão: 20/04/2018 00:00

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina recebeu, na tarde desta quarta-feira (18), Vasco Cordeiro, presidente do governo da região autônoma dos Açores, em Portugal. A visita marca a semana de comemorações pelos 270 da chegada dos primeiros imigrantes açorianos em Santa Catarina e estreita a relação entre os dois parlamentos.

Esta é a primeira vinda do presidente do arquipélago ao Brasil. Vasco Cordeiro foi recebido na Alesc pelo presidente Aldo Schneider (MDB), pela deputada Ada De Luca (MDB) e pelo deputado Kennedy Nunes (PSD), que conversaram sobre as diferenças políticas entre as regiões e a forte influência açoriana no Estado. Na quinta-feira o português participará da cerimônia de abertura do congresso “270 anos da presença açoriana: mar, história, patrimônio, literatura e identidade”.

“Santa Catarina é o estado brasileiro onde mais se vive, talvez de forma mais intensa, a herança açoriana”, destacou o português. Para Kennedy Nunes, esse tipo de encontro é importante para o crescimento do Estado. “Santa Catarina é esse cartão postal açoriano, de um estado profícuo, pujante e que produz. Entendo essa visita como uma paradiplomacia, porque esses encontros resultam em experiências que lá na frente resultarão em benefícios”.

De acordo com a Secretaria Executiva de Relações Institucionais da Casa, atualmente há oito acordos estabelecidos entre Santa Catarina e a região autônoma dos Açores, entre eles um convênio de cooperação entre a UFSC e a Universidade dos Açores e um protocolo de cooperação e intercâmbio socioeconômico, turístico e cultural entre a Alesc e a Assembleia Legislativa Açoriana.

“Também entendo esta visita na forma de como podemos atualizar esta ligação entre Santa Catarina e os Açores. Os Açores de hoje está há muitos quilômetros dos Açores do passado, e isso está muito ligado à nossa autonomia maior em legislar, então, de que forma podemos estreitar e atualizar essa relação entre uma região que é a porta de entrada da Europa, e um estado como o de Santa Catarina”, salientou Vasco Cordeiro.

Para Kennedy, a região autônoma dos Açores é um exemplo de parlamento onde há maior autonomia de legislação regional. “Como temos essa forte tendência da cultura açoriana na nossa origem, é muito importante fazer esse tipo de atualização exatamente porque, como nós estávamos conversando antes, sobre as diferenças, lá há muito mais condições de legislar regionalmente do que aqui, e isso é uma das nossas ações que defendemos de mudança de legislação.”

Com a colaboração de Carolina Lopes/Agência AL

Imagens relacionadas

Alesc recebe visita do presidente do governo da região autônoma dos Açores
Alesc recebe visita do presidente do governo da região autônoma dos Açores
Alesc recebe visita do presidente do governo da região autônoma dos Açores
Receba Novidades
Receba notícias do deputado Aldo Schneider no seu e-mail.
Vídeos
Fotos
Rua Jorge Luz Fontes, Nª 310
Bairro: Centro | CEP: 88020-900
Florianópolis - SC
Fone (48) 3221 - 2683 | E-mail: deputadoaldo@gmail.com
Copyright © 2018 Aldo Shneider | Todos os direitos reservados.